segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

O Pontinho

Ficava intrigada por não saber como pode uma palavra ser só meia palavra.

Falavam que os bons entendedores (porque existe os maus) reconhecem uma frase quando se diz apenas meia palavra:
Am...Fel...ami...
E então, não entendia.

E desde que adulta se tornou sempre se maravilhou com o poder que tem as palavras, as ditas e as não ditas. As bem-ditas e as mau-ditas.

Mas nunca conseguiu entender as meias palavras.

Se maravilhava com os poetizadores de esquina e dos livros: "Como eles conseguem encontrar as palavras mais bonitinhas de forma tão certinha?"Se inculcava.

Mas não entendia as meias palavras.

Não sabia de rimas e métricas. Mal se importava se elas apareciam no texto ou não, pois gostava apenas de ficar sonhando com a possibilidade das palavras sendo construídas.

Mal se expressava e nem sabia construir frases de efeito que chocassem as pessoas. Nunca soube construir belos versos poéticos. Mas jamais desejava fabricar palavras má intencionadas.

E as meias palavras ainda não entendia.

Um certo dia começou a dizer tudo pela metade, lia tudo pela metade e escrevia tudo pela metade. Foi então que percebeu que havia algo mais interessante que as meias palavras. Começou a observar que tudo de mais belo escrito, tudo de mais genial, harmonioso e também perigoso acaba com um pontinho. Como pode acabar assim, se um pontinho nem ao menos uma letra é? Se intrigou.

Todas as palavras e as meias palavras juntamente com seus significados acabam com um único ponto.

Isso lhe pareceu injusto, pois quem deveria encerrar alguma coisa deveriam ser as próprias palavras.

Aguçada sua mente pra estas ideias infortunas, logo notou que as meias palavras tem, às vezes, o mesmo efeito do tal pontinho.

Que mesmo sendo pequenas e incompletas dizem muita coisa. O pontinho também é assim: pequeno e diz muita coisa quando surge. Pois, pode encerrar o mais belo texto, o mais horripilante discurso, a metáfora mais encantadora e o sorriso curioso.

Pronto. Ei o homenageado desse texto, que nada quer dizer a não ser ressaltar o óbvio: Toda histórica acaba com ele, o Ponto final.


0 comentários:

Postar um comentário

bem assim